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Saiba porque a segurança dos Pneus é tão importante:

A vida útil dos pneus depende de uma manutenção cuidadosa do motorista. Nesta área, vamos orientar você sobre limite de segurança, baixa pressão e conseqüências de seu excesso, curiosidades sobre pneus sem câmara e dicas importantes para o seu rodízio de pneus.

Limite de segurança dos pneus
Manutenção Mecânica
Balanceamento de Rodas
Alinhamento de Direção
Rodízio de pneus
Pressão dos Pneus
Sobrecarga
 
LIMITE DE SEGURANÇA DOS PNEUS

O desgaste máximo do seu pneu (limite de segurança) é de 1.6 mm de profundidade dos sulcos. Abaixo dessa medida, o pneu já passa a ser considerado "careca". A resolução do Contran 558/80 estabelece que trafegar com pneus abaixo do limite é ilegal. O veículo pode ser apreendido.

Os pneus vêm com ressaltos na base dos sulcos para indicar o limite de segurança sem ter que se usar um medidor. Basta vistoriar bem o pneu periodicamente.

Veja as implicações do uso de pneus abaixo do limite:

1 - Aumento da propensão de derrapagens laterais, mesmo em
pista seca;

2 - O espaço necessário para frenagem aumenta, mesmo em
pista seca;

3 - Não dão drenagem adequada de água, causando grande instabilidade em pistas molhadas;

4 - Aumenta o risco de estouros.

MANUTENÇÃO MECÃNICA


Vários componentes mecânicos do veículo podem interferir na quilometragem dos pneus, ocasionando também desgastes prematuros e insegurança.

Amortecedores ou molas, freios, rolamentos, eixos e rodas agem diretamente sobre os pneus.

Por isso é muito importante esses ítens serem revisados periodicamente por um profissional especializado. Só assim você esta garantindo sua completa segurança.

BALANCEAMENTO DE RODAS

O desbalanceamento das rodas, além de desconforto ao dirigir, causa perda de tração, de estabilidade, desgastes acentuados em componentes mecânicos e no próprio pneu.

Deve-se balancear as rodas sempre que surgirem vibrações e, na troca ou conserto do pneu ou a cada 10.000 km.

Para isso procure pessoal especializado, só ele poderá lhe garantir total segurança no trabalho executado.

ALINHAMENTO DE DIREÇÃO

Defeito mecânico provoca, desgaste prematuro de pneus e desalinhamento de direção, deixando o veículo instável e inseguro.

Deve-se alinhar o veículo quando sofrer impactos na suspensão, na troca de pneus ou quando apresentarem desgastes irregulares, quando forem substituídos componentes da suspensão, quando o veículo estiver puxando para um lado, ou a cada 10.000 km.

RODÍZIO DE PNEUS

O rodízio serve para compensar a diferença de desgaste dos pneus, permitindo mais durabilidade e eficiência. Proporciona também melhor estabilidade, especialmente em curvas e freadas.

Mudança para pneus radiais de passeio: a cada 8000 Km
Mudança para pneus diagonais de passeio: a cada 5000 Km
O primeiro rodízio é o mais importante. Ele é o ponto chave para uma vida longa e uniforme.
Veja abaixo as diferentes formas de rodízio:

RODÍZIO 4 PNEUS
Pneu normal Pneu com desenho umidirecional
Veículos com tração traseira Veículos com tração dianteira Todos os veículos
RODÍZIO 5 PNEUS
Pneu normal Pneu com desenho umidirecional
Veículos com tração traseira Veículos com tração dianteira Todos os veículos
Para pneus diagonais de passeio: Mudar os pneus a cada 5.000 Km aproximadamente.
RODÍZIO 4 PNEUS RODÍZIO 5 PNEUS

Linhas sólidas mostram os rodízios recomendados.
Linhas interrompidas mostram rodízios alternativos.

 
PRESSÃO DOS PNEUS

O descuido com a calibragem dos pneus traz sérias conseqüências para a durabilidade do produto. A baixa pressão é um dos inimigos do pneu. Apresenta vários problemas, envolvendo inclusive riscos de segurança, como:

- Aceleração do desgaste geral do pneu (trabalha mais quente)
- Aumento do desgaste nos ombros (apoio maior sobre esta área)
- Maior consumo de combustível (maior resistência de rolamento)
- Perda de estabilidade em curvas (menor área de contato com o solo)
- Direção pesada e perda da capacidade de manejo (maior resistência)
- Eventuais rachaduras na carcaça, na área dos flancos (flexão e calor aumentados)
- Eventual quebra circunferencial da carcaça, na área dos flancos (flexão e calor aumentados)
- Eventual bolsa de separação entre lonas e sob a rodagem (gerada por calor e alastrada por flexão e atrito)
- Eventual desagregação da rodagem (iniciada geralmente pelos ombros, onde o calor se acumula mais)
- Desgaste prematuro dos terminais de direção (aumento de exigência)

Excesso de Pressão

Os problemas de excesso de pressão são menores do que os da falta de pressão:

- Desgaste mais acentuado no centro da rodagem (apoio maior sobre esta área)
- Perda de estabilidade em curvas (menor área de contato com o solo)
- Rachaduras na base dos sulcos (esticamento excessivo)
- Maior propensão a estouros por impacto (menor absorção)
- Maior facilidade de penetração (rodagem mais rígida)
- Veículo mais duro (menor absorção).

SOBRECARGA

A sobrecarga se dá quando o peso aplicado sobre o pneu é maior que o especificado, comprometendo a quilometragem do mesmo e aumentando os riscos de estouro ou alterações estruturais importantes.

O conselho é sempre observar e respeitar atentamente as informações fornecidas juntamente com o manual do proprietário do veículo ou as informações repassadas pela revenda especializada em Pneus.

 
 
 
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